12 de janeiro de 2011

A verdadeira história do Fusca

Como eu já havia comentado alguns posts abaixo, ganhei da mamãe e do papai um livro sobre a verdadeira história do Fusca.


Vou aos poucos, conforme a leitura avança compartilhar o que descobri durante essa leitura.


Joseph Ganz
O responsável pelo conceito do carro mais popular da história da indústria automobilística teria sido um engenheiro Húngaro-Alemão Josef Ganz, esse simpatico senhor da foto ao lado.


Ganz foi o que podemos chamar de gênio, pois foi um precoce engenheiro aos 20 e poucos anos de idade, porque antes disso foi herói aviador da 1ª Guerra Mundial, escritor, fotógrafo e aventureiro (não necessariamente nessa mesma ordem).


Ganz sempre foi apaixonado por carros, nos seus detalhes mais técnicos e sempre foi um entusiasta das novas tecnologias.


Ele ganhou notoriedade quando assumiu a direção da revista de automóveis da época, a Motor Kritik, e nela pode expressar seu descontentamento com o atual panorama da industria alemã de automóveis. Grandes, caros e obsoletos, os carros da época iam na contramão do que outros países mais desenvolvidos da Europa estavam fazendo.


Ganz utilizava a revista para esboçar suas ideias de como um carro pequeno e barato revolucionaria a forma dos alemães se locomoverem.


Foi durante esse período de ideias de Ganz que outra figura importante da história também escrevia sua parte dela. Adolf Hittler havia chegado a lideraça do partido nazista, tinha sido preso (onde escreveu o livro Mein Kampf) e quando ganha a liberdade chega ao poder como Chanceler alemão.


Hitler e Ganz partilhavam do mesmo ideal em relação aos carros. Toda a família alemã deveria se locomover com seu próprio automóvel, barato e confiável, símbolo da prosperidade que o regime trazia para a então devastada e desmoralizada Alemanha.


Capa da Klein Motor Sport
(que viria a se tornar a MotorKritik)
com o esboço de Ganz do Carro do Povo
A principal evidência de que o projeto do Fusca foi na verdade de autoria de Ganz é uma série de esboços dele sobre o tal "Carro do Povo": pequeno, curvilíneo, com motor e tração traseiros e suspensão independente nos semi-eixos. Ele se assemelha demais com o que viria a se tornar o Fusca e seu conceito é o mesmo.


Ganz levou seu projeto de carro compacto muito além e vamos ao longo dos posts tentar mostrar a evolução dessa ideia.


Mas o que será que aconteceu com Ganz, jovem, inteligente, visionário, para que essas ideias não tivessem sido levadas adiante e sido creditadas à ele, ao invés de Ferdinand Porsche?


É o que vou descobrir quando ler mais páginas do livro!


Até mais!

2 comentários:

fuscologia disse...

Cara, acho que todas as histórias do Fusca são verdadeiras. O carro é uma lenda mesmo... hehehhehe... Abs, Tota

Fusca do Rock disse...

Leia logo Paulo o resto da história e conte ela aqui no blog, por que fiquei loco de curiozo para saber.. hehehee

abraço e boa leitura..

Henrique/FDR