8 de fevereiro de 2010

O Resgate

Vamos começar... do começo!

O Bill teve uma pequena aventura antes de chegar para nós.


Nos idos de 2005 meu irmão mais velho estava prestes a se casar, e para isso vendeu o carro que tinha, um Uno verde, para comprar uma casa. Como ele trabalhava longe, meu pai comprou o fusca para que meu irmão pudesse ir trabalhar, até que conseguisse comprar um outro carro.

Assim, dois anos de uso (e uso apenas pois manutenção e cuidado são palavras desconhecidas pelo meu irmão...) ele devolve o fusquinha para meu pai, pois já havia comprado outro carro. É quando faço a primeira proposta para ter o fusca. Meu pai disse que o motor do fusca estava muito ruim e muito devia ser feito nele antes. Disse que tudo bem, é só fazer os reparos e eu compraria ele. Mas quem disse que algo foi feito?

Mais dois anos se passaram com o fusquinha estragando na garagem e em 2009...TRUCO! "Pai, me vende o fusca ou eu vou procurar outro para comprar." Ele disse que precisaria retificar todo o motor, pois todo esse tempo parado o óleo secou no motor, peças enferrujaram e a pintura estava toda queimada.

Disse - "Ótimo, me DÁ ele que eu conserto!" Meu pai meio incrédulo falou - "Mas vai consertar mesmo? Olha que tem muito trabalho nesse carro..." "XÁ COMIGO!"

E a partir desse dia o Bill começa a ressucitar!

Uma viagem de guincho levou Bill de Várzea Paulista, onde mora meu velho, até Vinhedo, direto pra casa do Dedé, tio da minha esposa e mecânico dos bons. Ficou a cargo dele desmontar as entranhas do Bill e encaminhar para retifica, além de dar uma geral e ver quais peças deveriam ser trocadas, enfim, o diagnóstico completo:

• Retifica completa de bloco e virabrequim
• Kit de motor 1300 novo
• Jogo de bronzinas novas
• Filtros, cabos, velas, bomba de óleo, mangueiras... tudo novo!
• Peças de transmissão, que foi pro saco devido à pericia do meu irmão ao volante...
• E mais uma "pá" de peças que eu não me recordo, mas tudo novo!

Uma lista enorme, e uma brincadeira que ficou caro. Mas que valeu muito a pena. Quando o motor voltou da retifica, já todo montado, foi só colocar ele de volta no Bill, colocar óleo e dar a partida! E ele roncou bonito! Renascido!

Nesse dia o Bill recebeu alta e pode ir para casa. Lá ele começou a sua vida de mimos. Ganhou um banho da minha sogra, que pra fazer um agrado deu uma lavadona nele por fora, mas se assustou com a "água leitosa" que escorria dele, pois a pintura estava toda queimada e dissolvia na água enquanto era lavado. No dia seguinte com ele já seco comecei uma pequena recuperação na pintura.

Desmontei todo o interior, retirei as capas dos bancos para lavar e limpei por dentro. Muita sujeira saiu do pobrezinho. Feito isso peguei a massa de polir e muita paciência e tempo depois ele já estava lisinho, até com um certo brilho. Recoloquei os bancos e tapetes e ele já estava com outra "cara".

No dia seguinte veio a cera, com todo cuidado e não deixando escapar nenhum pedacinho da lataria, que estava até em boas condições, dado as perrelas que ele passou. E ao final de uma boa seção de cera ele até sorria! Quanta diferença!

Tudo pronto para levar ele para uma voltinha... mas não tão rápido. Como estava muito fácil, a documentação do Bill estava vencida, com dois licenciamentos atrasados e uma singela multa de excesso de velocidade (!!!). E vamos nós no despachante fazer todo o tramite de documentação. Mas para a documentação é necessário vistoria, e com os pneus mais carecas que meu avô, jamais que ele seria aprovado.

Muita pesquisa e correria, encontrei em Vinhedo mesmo uma auto peças que tinha as rodas que eu queria, novas e por um bom preço.

Não são as originais, essas são de Brasília, aro 14, mas eu sempre gostei do "fuca" com essas rodas, menores e mais invocadas.

4 pneus novos e pronto! Vai o sogrão levar pra fazer a vistoria, pois os horários do CIRETRAN são fodas. Como meu sogro só trabalha no turno da noite, levou o Bill pra receber o OK!

Assim depois de muita espera, Bill, o fusca valente, estava pronto para mais aventuras! Que serão relatadas aqui no blog!

Há muito ainda pra ser feito nele, mas já me acompanha no dia-a-dia e desperta a simpatia de quem o vê, rodando feliz entre carros sem graça de plástico com pessoas apressadas e estressadas ao volante.

Com a correria coloquei essas fotos ilustrativas, mas prometo que ainda essa semana coloco as fotos reais do Bill, que é timido mas muito fotogênico.

Valeu galera!

Nenhum comentário: