11 de fevereiro de 2010

O carro do século

Muito se fala nos constantes recalls que as industrias estão fazendo: Honda, Toyota e agora a Volks do Brasil.


Parafraseando o Flávio Gomes, como pode em uma época de tecnologia, testes e mais testes, equipamentos de última geração, um carro ser colocado no mercado com defeitos tão grandes ou erros de projeto tão grosseiros? É de se pensar, pois nosso querido fusquinha nunca precisou de recall.


Talvez o excesso de coisas que se coloca em um carro, só para dizer que ele é diferente do modelo que foi lançado há menos de 1 ano faça com que as montadoras criem um amontoado de tranqueiras em algo que deveria ser muito mais simples ou prático como um carro.


Não estou tendo um ataque de saudosismo ou anti-tecnologia, pelo contrário, sou um entusiasta das novas soluções, especialmente em carro, mas desde que sejam soluções e não mera perfumaria, que por fim acabam complicando um projeto, e resultando em imensos recalls.


Para ilustrar esse post escolhi esse anúncio do Fusca, "Planejado de dentro pra fora". Simples, funcional, genial! Talvez essa deveria ser a linha de raciocínio na hora de se projetar um carro. Com certeza, os acertos seriam muito maiores que os erros.



Nenhum comentário: