28 de janeiro de 2011

Mesa para dois, por favor!

Que todos somos apaixonados pelo besourinho já está na cara.
Fazemos blogs, camisetas, encontros... tudo para homenagear nossos carangos.

Mas teve um cara que levou essa paixão pelo Fusca um pouco mais longe:

O empresário austríaco Markus Voglreiter construiu uma casa e um restaurante com o formato do carrinho. A casa de dois dormitórios, feita de pinho e concreto, é construída na fronteira com o parque nacional de Gnigl, próximo de Salzburgo. 

À noite, quando as luzes do segundo andar se acendem, pode-se ver toda a estrutura principal do “carro”. A janela do banheiro parece o bocal do tanque. O que é melhor é que a casa foi planejada para poupar energia, usando técnicas de aquecimento menos agressivas ao meio ambiente.
Já o restaurante foi batizado de Das Auto (O Carro, em português) e custou US$ 2 milhões. O projeto contou com co-financiamento de Daniell Porsche, um dos herdeiros da família. O restaurante acomoda 300 visitantes do lado de dentro e lugar para mais 350 nas áreas externas.
Visita obrigatória para qualquer fusqueiro viajante!

20 de janeiro de 2011

Fusca + Brasil = Lenda

Hoje, dia 20 de Janeiro é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Fusca!


Não podíamos deixar esse dia passar em branco, ou melhor, ele passou em branco, dentro do meu querido fusquinha branco, o Bill!


É interessante observar os demais carros, não existe um dia nacional do corsa, do corolla, do civic... Carros sem memória, sem alma.


O fusca é uma das coisas que melhor representam o Brasil, por sua identificação com o povo.


Então parabens a todos os fusquinhas e fusqueiros, todos os 3.367.390 que foram produzidos no Brasil, em suas diferentes versões mas todos igualmente lendários!



19 de janeiro de 2011

Jukebox - 01

Dando minha passeada rotineira pelos blogs preferidos, reparei com mais atenção a sessão Ao Vivo do Fusca do Rock, e resolvi inaugurar uma sessão assim também no blog do Bill.


Então, nesse espaço teremos algumas dicas de música que fazem parte do meu tracklist, desde o bom e velho rock'n roll até algumas coisas alternativas e que valem uma orelhada.


Pra inaugurar uma banda nova e um clássico.


A banda nova não é tão nova e faz música velha. É o Sapatos Bicolores, trio de rockabilly de Brasília-DF que acaba de lançar mais um disco: "Quando o Tesão Bater".


O nome do disco já mostra a intenção dos caras, que fazem um som muito dançante e lotado de segundas intenções.


A música abaixo é do primeiro disco, "Clube Quente dos Sapatos Bicolores".
Acessem o site da banda para conhecerem e baixar as músicas!


E o clássico é de uma das minhas bandas preferidas: Rolling Stones!
Sympathy for the Devil, ao vivo! Sem mais comentários...


1000 vezes Bill!

Começou como um exercício de escrita e um modo de ocupar a mente com coisas mais simples e prazeirosas, e aproveitar para contar a saga do nosso herói Bill, ainda em fase de restauração mas já no coração de muita gente.


E hoje o blog do Bill registra 1000 acessos!


É pouco? Sim é pouco, mas eu não ligo! Pelo contrário, só posso comemorar!


Para esse post emblemático só posso agradecer a todos que ajudam diariamente a construir a história do nosso amigo Bill, e de todos os outros valentes e simpáticos fusquinhas que ainda rodam felizes pelo mar de carros de plástico e sem graça que inundam as ruas. Bastiões da resistência, de uma época onde o carro era parte da família, tinha personalidade e alma.


Um agradecimento especial a minha querida, amada, idolatrada, salve salve esposa, Fabi, ou Amorzão como normalmente é chamada, pela paciência, companheirismo, amor, carinho pelo Bill e por tudo que tento e quero fazer nele. Que segura minha onda para não exagerar na dose e manter as coisas no lugar. Você é tão parte desse blog e da história do Bill quanto eu ou ele. Sem você nós não seríamos nada!


Agradecer também aos amigos de perto e de longe e que através deste blog construi amizades interessantes e, por que não, verdadeiras. Abraços fusqueiros ao grande Marco "Tota" Novaes do Fuscologia, leitura diária e um dia eu chego lá!


Enfim, eu e Bill agradecemos a todos e rumo aos 2000 acessos!

17 de janeiro de 2011

Que invejinha branca...

Os sortudos: Rodrigo e Ana
Na minha passada rotineira pelo blog do Flávio Gomes fiquei sabendo da aventura desse casal maluco e sortudo: 1000 dias de viagem pela América.


O casal Ana e Rodrigo tem aventura no sangue, ambos adoram viajar e já se meteram em várias jornadas por esse Brasilzão sem fronteira e além, como EUA e Europa.


Não poderia dar em outra coisa senão casório! E para comemorar a união nada melhor do que: Viajar!


E não é qualquer viagem não, eles embarcaram em uma aventura de 1000 dias por diversos estados brasileiros e países da América do Sul e Caribe.


Fiona Rider!
Tudo isso de Toyota Hilux! A Fiona Rider, preparada para aguentar esses mais de 100.000 Km de aventura. A Fiona só fica estacionada quando for necessário barco ou avião. Ei alguem falou em product placement? Acorda Toyota!


Os dois estão atualizando diariamente as informações pelo blog e mídias sociais.


Vale a pena dar uma olhada, e morrer de inveja! Será que um dia dá pra fazer um rolezão desses de fusca? Não sei se 1000 dias, mas uns bons dias de Fusca pelo Brasil também seriam dignos de nota!


Infelizmente não é todo mundo que tem 1000 dias de banco de horas pra tirar :P, e o investimento também não deve ter sido pouco, mas ai faço minhas as palvras do Gomes: afinal dinheiro serve para que? Pra ficar guardado debaixo do colchão, se multiplicando no banco ao invés de multiplicar felicidade? E como também sempre diz a minha amiga Aline, dinheiro a gente ganha outro!

12 de janeiro de 2011

A verdadeira história do Fusca

Como eu já havia comentado alguns posts abaixo, ganhei da mamãe e do papai um livro sobre a verdadeira história do Fusca.


Vou aos poucos, conforme a leitura avança compartilhar o que descobri durante essa leitura.


Joseph Ganz
O responsável pelo conceito do carro mais popular da história da indústria automobilística teria sido um engenheiro Húngaro-Alemão Josef Ganz, esse simpatico senhor da foto ao lado.


Ganz foi o que podemos chamar de gênio, pois foi um precoce engenheiro aos 20 e poucos anos de idade, porque antes disso foi herói aviador da 1ª Guerra Mundial, escritor, fotógrafo e aventureiro (não necessariamente nessa mesma ordem).


Ganz sempre foi apaixonado por carros, nos seus detalhes mais técnicos e sempre foi um entusiasta das novas tecnologias.


Ele ganhou notoriedade quando assumiu a direção da revista de automóveis da época, a Motor Kritik, e nela pode expressar seu descontentamento com o atual panorama da industria alemã de automóveis. Grandes, caros e obsoletos, os carros da época iam na contramão do que outros países mais desenvolvidos da Europa estavam fazendo.


Ganz utilizava a revista para esboçar suas ideias de como um carro pequeno e barato revolucionaria a forma dos alemães se locomoverem.


Foi durante esse período de ideias de Ganz que outra figura importante da história também escrevia sua parte dela. Adolf Hittler havia chegado a lideraça do partido nazista, tinha sido preso (onde escreveu o livro Mein Kampf) e quando ganha a liberdade chega ao poder como Chanceler alemão.


Hitler e Ganz partilhavam do mesmo ideal em relação aos carros. Toda a família alemã deveria se locomover com seu próprio automóvel, barato e confiável, símbolo da prosperidade que o regime trazia para a então devastada e desmoralizada Alemanha.


Capa da Klein Motor Sport
(que viria a se tornar a MotorKritik)
com o esboço de Ganz do Carro do Povo
A principal evidência de que o projeto do Fusca foi na verdade de autoria de Ganz é uma série de esboços dele sobre o tal "Carro do Povo": pequeno, curvilíneo, com motor e tração traseiros e suspensão independente nos semi-eixos. Ele se assemelha demais com o que viria a se tornar o Fusca e seu conceito é o mesmo.


Ganz levou seu projeto de carro compacto muito além e vamos ao longo dos posts tentar mostrar a evolução dessa ideia.


Mas o que será que aconteceu com Ganz, jovem, inteligente, visionário, para que essas ideias não tivessem sido levadas adiante e sido creditadas à ele, ao invés de Ferdinand Porsche?


É o que vou descobrir quando ler mais páginas do livro!


Até mais!

10 de janeiro de 2011

Lá e de volta outra vez!

E ai pessoal!


Dias e mais dias longe da internet por duas razões básicas: estava de férias e sem internet.


Foi bom até desconectar e aproveitar o final de ano com a esposa, ver a família, os amigos, ficar mais velho, mais gordo, enfim... as coisas boas da vida.


Claro que ficar sem internet o tempo todo atrapalha em algumas facilidades como resolver problemas bancários sem ter que se deslocar até uma agência, mas nada desesperador.


O blog promete (mas não garante que cumpre) que será mais assíduo esse ano. Com mais novidades sobre o Bill, o mundo dos Fuscas, da propaganda, da culinária, enfim do que eu achar que deva ou mereça ser comentado por aqui.


E pra começar o ano, um update sobre a condição do Bill.


Eu já estava programando uma parada com ele no final do ano para uma revisão e regulagem de rotina, para deixar ele em ordem e tal.


Mas como Fusca é Fusca, alguns dias antes de parar para o recesso de final de ano, eis que o besouro começa a fazer um chiado no motor, que vinha e desaparecia sem motivo aparente. E o consumo também elevado.


Chegam as festas de final de ano, por fim o carro ficou lá na garagem parado e só foi ao mecânico no começo desse ano. Chegando lá ficou fácil de ver onde estava o problema. Carburador rachado.


Isso mesmo, rachado na base perto do parafuso de fixação. E ao tirar o carburador o mecânico ainda achou furos nos tubos na parte debaixo do motor.


Longa história curta, 400 dinheiros pro vinagre nessa manutenção de rotina. Mas no final são peças que não foram trocadas quando o motor foi feito, logo era de se esperar que dessem problema mais cedo ou mais tarde. Só não precisava ser tão caro! 


Bom, logo volto com mais, até lá! Feliz Ano Novo!