17 de fevereiro de 2010

Olha ele ai!

Agora sim!

Esse é o Bill, bem acomodado na garagem, depois de um banho.

Muito ainda a fazer nele, principalmente em funilaria, mas ele já brilha novamente. Em face do estado que ele estava, melhorou 100%

As rodas, que na verdade são as de Brasília, mas muito utilizadas nos fuscas. Gosto desse modelo e o "copinho" e as capinhas cromadas deram um toque nelas. Pneus também novos, remold, mas novos! :P

Escapamento novo, recém colocado, pelo pessoal muito competente da Pneuscap, que fica na Julio Prestes, em Campinas (jabá, mas merecem!). Ele estava todo aberto, muito barulhento, nada condizente com o motor 1300. Agora sim, barulhinho muito macio, um pó-pó-pó musical e agradável.

Essas são as primeiras de muitas fotos que vou colocar aqui do Bill, tentando mostrar passo a passo sua transformação. Eu lamento não ter tirado fotos dele quanto chegou, para termos uma ideia do quanto ela já evoluiu.

É isso galera! Até mais!

11 de fevereiro de 2010

O carro do século

Muito se fala nos constantes recalls que as industrias estão fazendo: Honda, Toyota e agora a Volks do Brasil.


Parafraseando o Flávio Gomes, como pode em uma época de tecnologia, testes e mais testes, equipamentos de última geração, um carro ser colocado no mercado com defeitos tão grandes ou erros de projeto tão grosseiros? É de se pensar, pois nosso querido fusquinha nunca precisou de recall.


Talvez o excesso de coisas que se coloca em um carro, só para dizer que ele é diferente do modelo que foi lançado há menos de 1 ano faça com que as montadoras criem um amontoado de tranqueiras em algo que deveria ser muito mais simples ou prático como um carro.


Não estou tendo um ataque de saudosismo ou anti-tecnologia, pelo contrário, sou um entusiasta das novas soluções, especialmente em carro, mas desde que sejam soluções e não mera perfumaria, que por fim acabam complicando um projeto, e resultando em imensos recalls.


Para ilustrar esse post escolhi esse anúncio do Fusca, "Planejado de dentro pra fora". Simples, funcional, genial! Talvez essa deveria ser a linha de raciocínio na hora de se projetar um carro. Com certeza, os acertos seriam muito maiores que os erros.



9 de fevereiro de 2010

Os irmãos mais velhos

Esses "fusquinhas" anabolizados até que mandam bem!


Brincadeiras à parte, o novo comercial do Porsche Panamera é muito bonito mesmo. Simples e com uma sacada genial no final. Vejam ai:




Ferdinand Porsche sorri contente no céu dos carros.


Via blog do Flávio Gomes

8 de fevereiro de 2010

O Resgate

Vamos começar... do começo!

O Bill teve uma pequena aventura antes de chegar para nós.


Nos idos de 2005 meu irmão mais velho estava prestes a se casar, e para isso vendeu o carro que tinha, um Uno verde, para comprar uma casa. Como ele trabalhava longe, meu pai comprou o fusca para que meu irmão pudesse ir trabalhar, até que conseguisse comprar um outro carro.

Assim, dois anos de uso (e uso apenas pois manutenção e cuidado são palavras desconhecidas pelo meu irmão...) ele devolve o fusquinha para meu pai, pois já havia comprado outro carro. É quando faço a primeira proposta para ter o fusca. Meu pai disse que o motor do fusca estava muito ruim e muito devia ser feito nele antes. Disse que tudo bem, é só fazer os reparos e eu compraria ele. Mas quem disse que algo foi feito?

Mais dois anos se passaram com o fusquinha estragando na garagem e em 2009...TRUCO! "Pai, me vende o fusca ou eu vou procurar outro para comprar." Ele disse que precisaria retificar todo o motor, pois todo esse tempo parado o óleo secou no motor, peças enferrujaram e a pintura estava toda queimada.

Disse - "Ótimo, me DÁ ele que eu conserto!" Meu pai meio incrédulo falou - "Mas vai consertar mesmo? Olha que tem muito trabalho nesse carro..." "XÁ COMIGO!"

E a partir desse dia o Bill começa a ressucitar!

Uma viagem de guincho levou Bill de Várzea Paulista, onde mora meu velho, até Vinhedo, direto pra casa do Dedé, tio da minha esposa e mecânico dos bons. Ficou a cargo dele desmontar as entranhas do Bill e encaminhar para retifica, além de dar uma geral e ver quais peças deveriam ser trocadas, enfim, o diagnóstico completo:

• Retifica completa de bloco e virabrequim
• Kit de motor 1300 novo
• Jogo de bronzinas novas
• Filtros, cabos, velas, bomba de óleo, mangueiras... tudo novo!
• Peças de transmissão, que foi pro saco devido à pericia do meu irmão ao volante...
• E mais uma "pá" de peças que eu não me recordo, mas tudo novo!

Uma lista enorme, e uma brincadeira que ficou caro. Mas que valeu muito a pena. Quando o motor voltou da retifica, já todo montado, foi só colocar ele de volta no Bill, colocar óleo e dar a partida! E ele roncou bonito! Renascido!

Nesse dia o Bill recebeu alta e pode ir para casa. Lá ele começou a sua vida de mimos. Ganhou um banho da minha sogra, que pra fazer um agrado deu uma lavadona nele por fora, mas se assustou com a "água leitosa" que escorria dele, pois a pintura estava toda queimada e dissolvia na água enquanto era lavado. No dia seguinte com ele já seco comecei uma pequena recuperação na pintura.

Desmontei todo o interior, retirei as capas dos bancos para lavar e limpei por dentro. Muita sujeira saiu do pobrezinho. Feito isso peguei a massa de polir e muita paciência e tempo depois ele já estava lisinho, até com um certo brilho. Recoloquei os bancos e tapetes e ele já estava com outra "cara".

No dia seguinte veio a cera, com todo cuidado e não deixando escapar nenhum pedacinho da lataria, que estava até em boas condições, dado as perrelas que ele passou. E ao final de uma boa seção de cera ele até sorria! Quanta diferença!

Tudo pronto para levar ele para uma voltinha... mas não tão rápido. Como estava muito fácil, a documentação do Bill estava vencida, com dois licenciamentos atrasados e uma singela multa de excesso de velocidade (!!!). E vamos nós no despachante fazer todo o tramite de documentação. Mas para a documentação é necessário vistoria, e com os pneus mais carecas que meu avô, jamais que ele seria aprovado.

Muita pesquisa e correria, encontrei em Vinhedo mesmo uma auto peças que tinha as rodas que eu queria, novas e por um bom preço.

Não são as originais, essas são de Brasília, aro 14, mas eu sempre gostei do "fuca" com essas rodas, menores e mais invocadas.

4 pneus novos e pronto! Vai o sogrão levar pra fazer a vistoria, pois os horários do CIRETRAN são fodas. Como meu sogro só trabalha no turno da noite, levou o Bill pra receber o OK!

Assim depois de muita espera, Bill, o fusca valente, estava pronto para mais aventuras! Que serão relatadas aqui no blog!

Há muito ainda pra ser feito nele, mas já me acompanha no dia-a-dia e desperta a simpatia de quem o vê, rodando feliz entre carros sem graça de plástico com pessoas apressadas e estressadas ao volante.

Com a correria coloquei essas fotos ilustrativas, mas prometo que ainda essa semana coloco as fotos reais do Bill, que é timido mas muito fotogênico.

Valeu galera!

4 de fevereiro de 2010

Muito prazer, Bill!

Olá pessoal! Hoje começa o blog do Bill, o fusca mais querido!  


Aqui vamos falar de várias coisas: a história do Bill, desde seu resgate até as transformações que ele está passando; curiosidades sobre o mundo dos "fucas" e tudo relacionado a carros antigos.  


Aqui também vão pipocar posts sobre diversas coisas que também fazem parte da minha vida: propaganda, cinema, música, cozinha e tudo mais o que der na telha.  


Portanto, apertem os cintos e venham passear junto com o Bill!  


Abraços,